Mensagens

A mostrar mensagens de junho, 2006

Obrigado

O blog pcalnet atingiu os 3000 leitores. A todos os que por aqui passaram e continuam a passar, obrigado. E já agora, enviem comentários e notícias para publicar. Aquele abraço.

Como poupar água

Imagem
Um ouvinte da rádio "Antena3", ligou a dar uma ideia para poupar água. Fiquei muito contente. Ele deu a ideia que ficou no ar, mas estava com dúvidas em relação à possibilidade de execução. Ora meus amigos, a forma é simples. É exequível. Não tem nada de extraordinário. Acresce um bocadinho aos custos, mas que são recuperados muito rapidamente. Digo isto, porque estou a construir uma casa e a instalar esse processo. Portanto a ideia não foi original, mas isso não é importante. O que importa realmente é que temos aqui uma boa ideia para poupar dinheiro, e muito mais importante, poupar muita água. É mais ou menos assim: Ao fazer a rede de esgotos, canalizam-se as águas dos banhos, para um depósito. Neste depósito é instalada uma bomba. A água passa por um filtro (se quiserem podem sempre meter mais que um) e é bombeada para os autoclismos. Um conselho: No início desta rede de distribuição da água (depois do filtro) deixem sempre a possibilidade de permutar o abastecimento,

primeira vez...

Há muita coisa que está mal (muito mal) e o jornalismo é uma dela. A ignorância dos interveniente por vezes é tanto, que dá dó. Ouvi ontem numa rádio, que vai começar a época de exames do 9º ano. Estes exames realizaram-se pela primeira vez em Portugal no ano passado (2005 suponho). O que esse jornalista não sabe, é que os exames de 9º ano já existiram, e não foi há muito tempo. Eu fiz exames de 9º. E foi em Portugal.

falso alarme

No Marco Hoje, Coutinho Ribeiro publicou a saida de Avelino Ferreira Torres da Câmara de Amarante. Ao que parece foi falso alarme. Mas o mais engraçado é que comentei isto com alguém (próximo de AFT)que me confirmou. "Não renunciou, suspendeu o seu mandato, na sexta-feira passada." disse com toda a certeza. Boato ou não, eis a questão?

engraçado e preocupante...

Na conferência subordinada ao tema “Toxicodependência”, realizada na escola secundária de Alpendorada, no passado dia 15, foi dito, em jeito de brincadeira, e ao mesmo tempo de exemplo para outras coisas. «Uma senhora (mãe) ligou para o posto da GNR, a dizer para passar num determinado café e mandar o seu filho de 16 anos para casa, porque ela não conseguia “ter mão nele” e levá-lo.» É estranho e não deixa de ser preocupante. Só demonstra que os pais actuais são maus pais, não sabem nem querem saber dar uma boa educação aos seus filhos, e aí é que está a base de todas (ou quase) as questões. Felizmente toda a regra tem as suas excepções. Não vou tecer mais comentários, deixo-vos essa tarefa, até porque, quem me conhece, deve estar a imaginar o que penso acerca disso.

E as fábricas continuam a fechar

Mais uma fábrica a fechar as portas, em Portugal. E mais uma que recebeu contrapartidas do estado para se estabelecer neste país. E assim vai andando este, paraíso para alguns e cabo de tormentas para a maioria. Os governos continuam a limpar as poupanças dos pobres e a encher (se) os bolsos dos ricos. Pergunto eu: Será que se eu quisesse criar uma empresa, pedisse apoio ao estado e este hipoteticamente mo concedesse (sim, porque era quase impossível). Ao fim de meia dúzia de anos fechasse a empresa, ficava tudo na mesma. Não acredito. Já com as grandes empresas, isso tem acontecido a um ritmo alucinante. O que me custa mais, é que esse “gajos” dizem-se portugueses e até dizem que gostam de Portugal. Então porque estão a liquida-lo?

sindroma do açúcar

Olhando dois conceitos que estudei no secundário, e ao tentar adaptá-los à actualidade, começo a ficar preocupado. Aprendi que, a partir do “Australopithecus”, foi iniciado um processo de evolução da espécie até ao “homem de Cro-Magnon”, o homem actual. Aprendi também, que um processo pode retroceder. O “uso e desuso”. A falta de uso pode levar à extinção. É aí que começo a ficar preocupado. É que, se o Australopithecus não tinha um raciocínio muito apurado, e começou a evoluir, por necessidade e uso, pode agora estar a iniciar um processo inverso, pois parece-me que o pessoal está a deixar de usar o seu. O efeito açúcar é disso um excelente exemplo. Se por um lado, até devo admitir às crianças, que tentem imitar o que vêem, não quero, nem posso admiti-lo a rapazes e raparigas com idade suficiente para raciocinarem. Muito menos aos seus pais, que “a bem ou a mal”, não podem admitir coisas do tipo das que aconteceram na escola de Alpendorada aos seus filhos. Não se pode continuar a a

O FC Marco

Ao que parece, o FC Marco está mesmo a preparar a sua "liquidação". O estarão a preparar a criação de outro clube? Já ouvi por aí (isto não é confirmado) que pode estar a ser preparada a criação de um novo clube de futebol no Marco. Ora, isto pode até ser um procedimento tipicamente português, mas não deixa de ser uma atitude da pior res. Para alé de injusta e com cheiro a "mafiosa", é a mais cobarde das atitudes. Só não sou adepto do FC Marco, porque sempre achei que era um clube virtual e o que gosto é da realidade (com todas a coisas boas e más que acontecem). Também não serei adepto de um clube que surge do desaparecimento de outro, com intensão de limpar histórico. Espero que este boato não passe disso mesmo, caso contrário, o Marco continuará a descer.

afinal...

Acabei de ler uma publicação do Marco Hoje, sobre a praia fluvial da JFFornos. Afinal... ... o Marco está ainda muito longe de ser um concelho às claras. Nem tudo é o que parece, e parece que nem tudo está bem.

demissão e renúncia

Aproveito aqui para dizer, que me demiti da direcção do Grupo Desportivo de Magrelos e também que renunciei ao meu mandato de secretário da assembleia de freguesia de Magrelos. Os motivos, esses são já conhecidos por alguns, mas mais tarde publicarei aqui quais foram. Apenas que, algumas publicações anteriores querem já dizer alguma coisa sobre isso mesmo. No entanto, sempre trabalhei em prole do meu povo, especialmente o bom povo de Magrelos, e não vou deixar de o fazer. Podem continuar a contar comigo, e eu continuo a contar com vocês. Aquele abraço,

Alpendorada organiza convensão sobre Toxicodependência

É já na próxima quinta-feira, dia 15. O Centro Social de Alpendorada organiza, na escola Secundária, uma convensão sobordinada ao tema "Toxicodependência". Se poderes, não deixes de passar por lá. Além de poderes alargar os teus conhecimentos, a organização agradece.

Histórias de uma história...

há por aí cada um, que mais parecem dois. inventam-se histórias que não lembram ao diabo. criam confusões onde nada é complicado. enfim, fazem-se filmes sem tela nem câmaras. tudo em nome do dinheiro, do poder e da "tacanhez". pobres... podem ter poder, podem ter dinheiro, podem ter o que quiserem, mas não têm a razão, nem têm com certeza a mais pequena ideia do que é ou do que pretende ser a liberdade. pior, não têm sequer a noção de onde acaba o seu nariz e começa o espaço dos outros. enfim, pobres de espírito. pobres de ideias. pobres civis... por causa desses anda o mundo, e o nosso país em particular como anda (pelas ruas da amargura) tristes que pensam que são donos do mundo, mas não sabem sequer ser donos daquilo que lhes podia pertencer. pobres indignos que não merecem o nome que lhes deram, nem a família à qual pertencem. gente rasca, que não me merece qualquer tipo de consideração. e assim se faz uma história. é assim que se constrói uma vida. é assim que se a

Oh digam lá qua não é uma boa música

LOVE DOESN'T HAVE TO... (Atomic Kitten) Video Code provided by VideoCodeZone.Com

notícia da bola

Título do jornal a Bola. Petit ganha terreno a Maniche. Ganha ao Maniche e ganha a qualquer outro. Terreno é o que ele quer. Digo eu.

portugueses "mandões"

Ora cá está. Portugal no seu melhor. Manda meia dúzia de GNR’s para Timor. Gastou para isso muitos milhões de €uro. Disse ao povo (Timorense e Português) que iam para lá, para cuidar da segurança dos civis indefesos. Soube agora (ao ler o JN) que afinal, os portugueses foram para lá, mesmo só para mandar. E como não mandam, então ficam no quartel. Enfim… É por estas e por outras que por vezes TENHO VERGONHA DE SER PORTUGUÊS.

como vai mal o ensino neste país

Não sei se se recordam de há cerca de um ano os pais das crianças da escola EB1 da Carvalheira, em Magrelos terem boicotado as aulas. Foram quinze dias de luta. Em quinze dias, aquelas crianças não foram à escola. Eram cerca de 55, crianças e 50 pais. Todos preocupados com o comportamento, que acima de muitas outras coisa nada tinha de pedagógico. Quem me conhece sabe que não costumo ser “pieguinhas” e não gosto andar com “queixinhas” para lá e para cá. Mas esta situação não era uma situação qualquer. Tratava-se do ensino de muitas crianças. A sua situação e estabilidade pedagógica e, ainda mais importante emocional. Reuniram-se dezenas de provas. Depoimentos de pais preocupados. Gastaram-se horas e horas com investigações e interrogatórios. Resultado de tudo isso: A PROFESSORA FICA IMPEDIDA DE DAR AULAS E ENTRAR NA SALA DE AULAS, MAS FICA NA ESCOLA A FAZER TRABALHO ADMINISTRATIVO. Que raio de solução foi essa? Para darem castigo à professora, significa que deram a razão aos pais e à

ser ou não ser...

tudo é uma questão de personalidade e nobreza. e a nobreza de um homem vê-se pela verdade que sai da sua boca e se sente no seu olhar. fico feliz de conhecer pessoas assim. frases solta que parecem não ter sentido, mas a verdade é que o têm e muito. fiquem bem. aquele abraço.

temos presidente

teve razão quem votou cavaco silva a presidente. e pode começar logo no inicio a apontar trabalho do presidente. não é como os que por lá têm passado, que passaram o tempo a passear. pouco mais de um mês e já vetou uma lei. isso é sinal de que temos um presidente atento e bem assessorado. não porque vetou a lei, por vetar. vetou porque não quer as coisas sejam feita tendo como base a "porrada" para as fazer. essa lei é comparada àqueles conselhos dos mais velhos "se fazes levas". também penso que as mulheres devem fazer parte da vida politica activa, mas só o devem fazer se: - elas próprias quiserem. - se enquadrarem numa equipa. - a própria equipa as quiser. ou seja, tudo deve acontecer naturalmente, sem pressões para que seja assim, ou da outra maneira. e o que esta lei dizia é que forçosamente as listas têm que ter 25 ou 35% de mulheres, ou são anuladas. é muita falta de gosto e muita falta de consideração pelas mulheres, por parte deste governo (e até sab

fechou o "magestic"

... fechou o "magestic" cá do sítio (Marco), o café D. Carlos. é pena, mas a boa notícia, é que o fecho não é definitivo, mas também não tem data definida. fala-se por aí que a sr.ª oliveira fartou-se de ver uma empresa, que também é sua atolar-se em dívidas e decidiu fechar a casa. se assim é, bem haja. falam também que o estabelecimento vai ser totalmente remodelado e só depois abrirá as suas portas. esperamos que a remodelação seja bem ao jeito da do magestic (tudo novo, a imagem … a mesma).

dia da criança e não só

hoje é o dia da criança, mas há outras coisas mais. os nossos amigos Paulo Daniel (o lanza) e o Marco Paulo (o gambiarras) fazem anos. a eles um grande abraço. parabéns aos outros, esperai pela vossa vez.